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sexta-feira, 6 de julho de 2012

[NOTÍCIA] Walmart agora é mobile


Desde a primeira semana de março, clientes da varejista norte-americana já podem fazer compras via celular
De olho em um público que não para de crescer, o Walmart Brasil acaba de lançar uma plataforma mobile, para compras por celular, tecnologia que já possui nos Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Hoje, o País conta com mais de 50 milhões de linhas móveis com acesso à internet, de acordo com a Anatel. Para garantir seu espaço nesse mercado, no qual já estão dois grandes concorrentes, Americanas e Grupo Pão de Açúcar, a varejista norte-americana traçou algumas estratégias. Entre elas, sugestões personalizadas aos clientes com base em seus dados disponíveis em rede social. Quem dá mais detalhes é Flávio Dias, vice-presidente de e-commerce do Walmart Brasil.
Quais os diferenciais da nova plataforma de vendas do Walmart?
Eles estão na usabilidade da plataforma e nas funcionalidades colaborativas e sociais. Juntas, facilitam muito a navegação e a busca por produtos. Os diferentes filtros ajudam a selecionar melhor a opção de compra. Para os clientes que utilizam o Facebook Connect, oferecemos sugestões personalizadas. E, com base nos dados disponíveis na rede social, damos, por exemplo, dicas de presentes para seus amigos que estão prestes a fazer aniversário.
Quais as categorias de produto comercializadas?
São 80 mil itens disponíveis em 23 categorias. As principais são eletrônicos, eletrodomésticos, informática, telefonia, brinquedos, games, produtos para bebê e artigos de saúde e beleza. Escolhemos as categorias mais representativas do mercado e com grande potencial. A maioria também não vinha sendo bem explorada por nossos concorrentes no meio on-line. Nosso objetivo é sempre ampliar o mix, mas por enquanto trabalhamos apenas com não alimentos.
A plataforma estará disponível para outros equipamentos, além dos celulares?
Sim. Hoje, só pode ser usada em smartphones, mas já estamos trabalhando em uma versão para tablets e também desenvolvendo novos aplicativos. O objetivo é que estejam disponíveis o mais breve possível. Assim, vamos conseguir atender nossos clientes quando, onde e como quiserem.
Como a empresa se adaptou a esse novo canal de vendas?
As ações entre o e-commerce e o mobile tendem a ser sempre as mesmas. Como já haviam ocorrido mudanças no modelo de negócio, para venda pela internet, não foi difícil nos adaptarmos ao mobile. Hoje, por exemplo, temos uma unidade totalmente direcionada ao e-commerce, com equipe comercial, marketing, operações e tecnologia. Criar esse departamento foi importante porque o perfil e as necessidades do público que compra via internet não são necessariamente iguais às de quem vai às lojas. Eles precisam de ações e atendimento específicos.
Quais são as estimativas de vendas?
Acreditamos que as nossas vendas pela internet vão triplicar em 2012.
O Walmart vai manter sua atual política de preços no novo canal?
Sim, pois esse é o nosso DNA – vender por menos para que as pessoas vivam melhor

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