Boas Vindas!

Sejam - bem vindos ao incrível mundo da logística.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

[NOTÍCIA] Porto do Recife retoma operação de contêineres

Em sua condição de porto metropolitano, o vizinho quer se adequar ao cotidiano do Recife, “analisando junto à Prefeitura o melhor horário para transporte de carga, para não agredir a cidade”, segundo explica o presidente do terminal marítimo, Pedro Mendes. “Se essa retomada de operação for boa, a demanda vai crescer”, aposta. A velocidade da operação é primordial para atrair negócios subsequentes. Mendes estima que a velocidade por aqui chegue a 17 contêineres/hora; uma boa média. Portos mais profissionais, como o de Cingapura e Roterdã, operam 50 contêineres/hora.
Somente no primeiro trimestre de 2011, a movimentação de cargas no Porto do Recife foi 10% acima que o montante do mesmo período do ano passado e a demanda vai aumentar quando recomeçar a operação de contêineres, o que deve ocorrer até o fim de maio. O terminal portuário terá que se reabituar, já que desde 2004 não executa essa operação. A empresa responsável pelo reinício é a Rodrimar, que já opera no importante Porto de Santos. De acordo com Pedro Mendes, as primeiras cargas que chegarão por aqui serão de arroz. “Todo o Nordeste, até então, é abastecido de arroz pelo Rio Grande do Sul, via modal rodoviário. A partir de agora, todo comércio de arroz do Norte e Nordeste será feito via Porto do Recife. Temos uma empresa que ensaca arroz, a Camil, e várias outras empresas que vão distribuir por toda a região”, explica. Há no Porto do Recife 75 mil m² de área de contêiner à disposição para o negócio, em concreto protendido.
Mas o recebimento da produção de arroz é apenas o início. “Alguns contatos foram feitos durante a Intermodal (feira do setor portuário, que ocorreu em São Paulo, no início deste mês). Se tudo der certo, não teremos mais espaços vazios no Porto”, avalia Mendes. “Além da retomada da operação de contêineres, teremos novas cargas, como de máquinas da China”, comenta. Inclusive, o Porto tem grande fluxo turístico e agora está com projeto para um terminal de luxo para passageiros cujo investimento está na casa dos R$ 21,8 milhões.
Essa retomada não depreende grandes cifras do Porto, mas o terminal já investe na modernização das áreas operacionais e de gestão. “Teremos um software, que já é usados nos portos de Santos (SP), Pecém (CE) e Rio Grande (RS), que gera todo o faturamento. Isso dá eficiência e evita erros comuns no processo manual”, completa. E há outros problemas sendo resolvidos. Em janeiro, o Porto do Recife pagou cerca de R$ 1,5 milhão em ações trabalhistas que vinham se arrastando.

Autora: Tatiana Notaro.
 Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário