Boas Vindas!

Sejam - bem vindos ao incrível mundo da logística.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

[FÓRUM] Implementação do Green Supply Chain já está em andamento

Dando sequência à programação da tarde do dia 6 de abril, Bruno Zanni, diretor da área de Supply Chain da Integration, falou sobre como a Política Nacional de Resíduos Sólidos está mexendo nas cadeias de suprimento e criando a Green Supply Chain.

Segundo ele, é possível conseguir competitividade através de eficiência operacional, melhorando a relação entre custo e nível de serviços. "Um exemplo disso é a DHL, que tem como meta redução de 30% da emissão de CO2 até 2020. Outro caso é o do Wal-Mart, que diminuiu o consumo de energia nas lojas, aumentou o número de produtos sustentáveis, reduziu o uso e o tamanho das sacolas plásticas.

Zanini disse que a nova trindade do Supply Chain, ao invés de pensar apenas em custos e níveis de serviços, precisa pensar também no impacto que isso acarreta no meio ambiente. Ele definiu cinco pontos para esse impacto:  Eco-Design, Eco-Producement, Eco-Recursos, Eco-Manuftura e Eco-Logística.

"Na logística reversa, podemos definir a política de costumers service, reutilização/reciclagem e a destinação dos resíduos como formas de Green Supply Chain", exemplificou o palestrante.

Para finalizar, o diretor da Integration comentou que Green Supply e Lean Supply não são diferentes, já que os dois buscam a eficiência operacional e por fim o lucro. O diferencial entre os dois conceitos é que no Green Supply Chaint há um terceiro agente envolvido. 

No mesmo horário da palestra de Zanini, mas em outro auditório, José Tranjan, responsável pela gestão da área de operações da TNT Brasil, mostrou aos espectadores como a companhia instalou, de maneira efetiva, novas tecnologias no processo de transportes de cargas.

Enquanto isso, em outro auditório, Marcio Pinheiro, da Golden Cargo, revelou os mitos e verdades sobre as tecnologias de informação, integração de dados e informação, o que realmente é um projeto de ERP em logística, o que o software pode fazer e quais são os desafios.

Fonte:www.logweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário