O governador Eduardo Campos (PSB) visitou a fábrica da Great Wall
Motors Company (GWM) nesta segunda-feira (8). A empresa é a maior
montadora de veículos privada do país e planeja triplicar a sua produção
até 2020 construindo novas plantas em mercados emergentes, como o
Brasil. “Nossa decisão de investir no Brasil já está tomada e três
fatores vão definir a escolha do local que vai receber o nosso
empreendimento: a infraestrutura existente, a política de incentivos
fiscais em vigor e a existência de um porto nas proximidades”, revelou a
presidente da GWM, Wang Fengying, durante a reunião, realizada na sede
da companhia, na cidade de Baoding, a 140km de Pequim.
“Temos a mais estruturada política de incentivos para a indústria
automotiva do País e o melhor porto público do Brasil”, respondeu
Eduardo Campos, após conhecer a linha de produção e participar de um
test-drive no campo de provas da fábrica. Segundo Wang Fengying, vários
fatores positivos conspiram a favor da entrada da GWM ao Brasil. “O País
é hoje um mercado bastante promissor no setor automobilístico, nossos
produtos têm o perfil do novo consumidor local e nossa empresa está
preparada para atender à demanda”, enumerou. Por fim, a presidente
valorizou a postura do governador de ir à China para participar
pessoalmente das negociações.
Após a reunião, ficou acertada a ida de uma equipe técnica da GWM a
Pernambuco ainda este mês para preparar a visita dos executivos da
companhia, que será feita em junho. A empresa também estuda a
possibilidade de formar uma joint-venture com um parceiro local. “A
Great Wall quer fazer uma fábrica completa no Brasil e investir em
pesquisa e desenvolvimento. Nós oferecemos todo apoio necessário, como
infraestrutura e formação de pessoal técnico e especializado”, disse o
secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que ficará à
frente das negociações ao lado da AD Diper.Em
2011, a marca exportou 83 mil veículos para mais de 120 países, ficando
em segundo lugar na China, atrás apenas da Chery. A Great Wall Motors
Company possui mais de 30 subsidiárias e 40 mil empregados. Atualmente, a
GMW produz 500 mil veículos por ano entre os sedãs Voleex, as SUVs
Haval e as pick-ups Wingle. Os dois últimos são líderes em vendas na
China e são os modelos que devem ser produzidos no Brasil neste primeiro
momento. A garantia dos veículos é de três anos ou 100 mil quilômetros.
Atualmente, a empresa possui plantas na Rússia, Indonésia, Irã, Vietnã,
Egito, Ucrânia, Bulgária, Senegal, Venezuela, Filipinas, Malásia e
Etiópia.
Na próxima quinta-feira, na cidade de Shaanxi, a comitiva de
Pernambuco se reúne com a diretoria da Shacman, montadora de caminhões
chinesa que pode anunciar seu desembarque em Pernambuco.
Fonte: JC
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